No início de 2020, a Cooperativa Unimed de Bauru investiu em alta tecnologia, trazendo a cirurgia robótica para nossa cidade. Desde então, estou operando por meio dessa tecnologia, que oferece ao paciente melhor recuperação e traz ao médico um nível de precisão excelente.
É importante esclarecer que a cirurgia robótica não significa um robô operando sozinho. Ele é apenas uma ferramenta usada por nós, médicos cirurgiões. Essa tecnologia permite uma visão em alta definição em 3D, além de instrumentos pequenos e flexíveis. Por isso, conseguimos chegar a áreas profundas de forma muito controlada e segura. Mas, para atingir os benefícios esperados, é fundamental que ela seja conduzida por uma equipe bem treinada, incluindo médicos urologistas e de outras especialidades, enfermeiros e instrumentadores. O sucesso do procedimento na cirurgia robótica depende da integração dos membros da equipe, e cada um possui um papel significativo nessa conquista.
Benefícios
– Maior qualidade da imagem (3D) e liberdade de movimentos em 360º, que dão alto nível de precisão ao cirurgião
– Cortes menores, de 5 a 8mm;
– Menor sangramento e menor chance de transfusões sanguíneas;
– Menos dor e por consequência redução do uso de analgésicos;
– Pouco tempo de internação, rápida recuperação e retorno às atividades cotidianas;
– Melhor recuperação de funções como da continência (controle da urina) e da potência sexual.
Robótica no tratamento do Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula que fica na região pélvica do homem, na saída da bexiga e próxima ao reto, sendo atravessada pela uretra, canal por onde passa o xixi. Lateralmente à próstata, passam vasos e nervos relacionados à ereção do pênis. No meu livro A Fragilidade do Sexo Forte eu entro em detalhes sobre este assunto. A ilustração abaixo está no livro também, mas quis falar aqui da localização da próstata pra você entender porque antigamente as cirurgias tinham tanta interferência na ereção e até mesmo na função urinária. Note que toda essa região fica muito próxima, está tudo muito pertinho, por isso quanto maior precisão na hora da cirurgia, maior a chance do paciente se recuperar plenamente.
Na cirurgia tradicional do câncer de próstata, é necessário realizar um corte na barriga, podendo haver maior sangramento e maior tempo de recuperação do paciente.
Com a cirurgia robótica, os cortes são muito pequenos (cerca de meio centímetro) e a precisão é muito alta. Por isso, o paciente pode retornar à rotina normal com rapidez. Outro grande benefício é a preservação das funções urinária e erétil na maioria dos casos. Ilustração: Fernando Dias.
Robótica no câncer de rim
De forma semelhante ao tratamento da próstata, para o câncer de rim a cirurgia robótica se mostra como uma técnica muito eficaz e que necessita de menos cortes. As pinças robóticas são mais estáveis e conseguem realizar movimentos impossíveis para mãos humanas. A recuperação também é mais rápida, há menos sangramento e menos dor. Com a robótica, é possível fazer uma reconstrução mais segura e detalhada das camadas dos rins nos casos em que a lesão precisou ser removida de uma localização mais profunda. Isso é muito importante também porque as células cancerígenas dos rins têm pouca resposta a tratamentos como quimioterapia e radioterapia, portanto a cirurgia é o tratamento mais eficaz.
Robótica no câncer de Bexiga
A cirurgia robótica proporcionou um avanço muito grande no tratamento do câncer de bexiga, especialmente nos casos mais avançados, em que a citesctomia radical é necessária (remoção completa da bexiga). Assim como nas demais doenças, a precisão que a robótica confere ao cirurgião e os cortes menos invasivos fazem a diferença no resultado final e na recuperação do paciente.
Continue nos acompanhando por aqui para mais novidades.
E acompanhe minhas redes sociais: Facebook | Instagram
Agende sua consulta pelo whatsapp: clique para enviar mensagem para whatsapp/aguinaldonardi