Todas as células do nosso corpo têm morte celular programada, o que chamamos de apoptose. Quando a apoptose se altera essas células danificadas vão se dividir e crescer, formando o câncer.
A Urologia identifica e trata os cânceres de:
– testículo;
– pênis;
– próstata;
– rins e vias urinárias;
– bexiga;
– adrenal;
– retroperitônio.
Câncer de pênis pode provocar amputação
Infelizmente, o câncer de pênis pode exigir a amputação do membro. Segundo o INCA, no Brasil, esse tipo de tumor representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o homem, sendo mais frequente nas regiões Norte e Nordeste. As consequências físicas, sexuais e psicológicas no homem costumam ser evidentes. Portanto, mais uma vez, procure um médico se notar qualquer lesão!
Sinais de alerta para o câncer de pênis
Qualquer lesão no pênis deve ser vista pelo médico. Outros sinais de alerta são:
– feridas ou úlceras que não cicatrizam;
– caroços que não desaparecem;
– vermelhidão ou coceira constante na glande de homens com fimose;
– tumoração na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis;
– íngua na virilha também pode ser uma manifestação inicial do câncer de pênis, embora menos frequente.
Fimose pode favorecer o surgimento de câncer?
Apesar de ser uma das doenças mais evitáveis do mundo, o câncer de pênis é altamente agressivo e atinge principalmente homens acima de 40 anos de idade. Mas suas causas podem ter origem na infância: a falta da cirurgia da fimose dificulta a higienização, favorecendo o aparecimento de feridas e úlceras, que, se não tratadas, evoluem para o câncer. Portanto, se você ou seu filho tem fimose, procure um urologista para avaliar a necessidade de remoção.
CURIOSIDADE
A palavra câncer vem do latim e significa caranguejo. Acredita-se que essa relação venha de Hipócrates, considerado o pai da medicina, que viveu na Grécia entre 460 e 370 a.C. Alguns estudiosos supõem que este nome foi escolhido devido à forma do tumor lembrar o animal (comparando as projeções e vasos sanguíneos com as patas do caranguejo), bem como pela capacidade do crustáceo se “agarrar” em outras coisas através das patas.
Já conhece o canal Dr.AguinaldoNadi no YouTube?
Além dos artigos que coloco aqui e das informações das redes sociais, estou publicando vídeos no YouTube com informações sobre Câncer de Próstata, infecções sexualmente transmissíveis e muito mais. São vídeos curtos que podem ser muito úteis não apenas aos homens, mas também às mulheres, que podem alertar seus pais, maridos, irmãos ou filhos.
Pra acessar o canal é só colocar dr.aguinaldonardi lá na busca do YouTube ou clicar na imagem abaixo. Até lá!