47 homens morreram por dia no ano passado devido ao câncer de próstata. São dados do Ministério da Saúde. Esses números são difíceis de aceitar quando pensamos que 95% dos casos têm cura se diagnosticados no início.
A gente não pode prevenir o câncer de próstata, mas podemos reduzir o risco de desenvolver o tumor ou descobri-lo precocemente, o que aumenta muito as chances de cura.
Por isso, consulta anual a partir dos 50 anos para realização de PSA e toque retal continua sendo a recomendação das mais respeitadas sociedades médicas ao redor do mundo. Caso exista história familiar de câncer de próstata, vá ao médico regularmente mais cedo! Dor, desconforto ou sintomas urinários também são sinais de que é necessário procurar um médico, independentemente da idade.
O risco de desenvolver a doença pode aumentar devido excesso de gorduras, carne vermelha, cálcio / derivados do leite gordurosos, cigarro e obesidade. Por outro lado, como em tudo na vida, atividades físicas e dieta equilibrada contribuem pra reduzir o risco. Além disso, pesquisas indicam que alguns nutrientes também têm papel importante:
– vegetais, com destaque à soja;
– legumes;
– frutas, principalmente as de cor vermelha, como o tomate;
– peixes;
– castanha do Pará;
– vinho tinto (com moderação, claro!)
– chá verde.
Para informações bem completas sobre a doença, incluindo estágios, diagnósticos e formas de tratamento, clique aqui.
Fontes:
Portal da Urologia (sbu.org.br)
Key Statistics for Prostate Cancer | Prostate Cancer Facts
AUA – Home – American Urological Association (auanet.org)
Continue nos acompanhando por aqui para mais novidades.
E acompanhe minhas redes sociais: Facebook | Instagram
Agende sua consulta pelo whatsapp: clique para enviar mensagem para whatsapp/aguinaldonardi