Pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) junto a 5 mil homens acima de 40 anos apontou que 38% dos homens não costumam ir ao médico com frequência e 64% nunca fizeram um exame para medir os níveis de testosterona. Isso é nítido na minha rotina de urologista aqui em Bauru.
Neste domingo, dia 15, em que comemoramos o Dia dos Pais, é preciso refletir: até quando nossos pais participarão do nosso convívio visto o tamanho descaso com sua saúde?
Os principais motivos de morte entre os homens são doenças cardiovasculares, cânceres – entre eles o mais incidente, o de próstata – e o alcoolismo. O câncer de próstata representa mais de 40% dos tumores que atingem os homens acima de 50 anos. É uma doença que não apresenta sintomas nos estágios iniciais, quando o índice de cura chega a mais de 90% dos casos tratados. Para o diagnóstico, o exame de toque retal é imprescindível, já que de cada 10 casos diagnosticados 4 terão valores de PSA normais.
Enquanto as mulheres visitam o médico desde a adolescência para prevenção de doenças, o homem só vai quando sente algo. É preciso mudar esse pensamento para podermos ter pais saudáveis e por muito mais tempo. Diversas doenças urológicas podem acometer o homem ao longo de sua vida: na infância, problemas como fimose ou testículo retido; na adolescência, varicocele ou ausência de educação sexual adequada; e na vida adulta a disfunção erétil ou a Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), entre outras.
Outro problema assustador e que ainda existe no Brasil é o câncer de pênis. De acordo com o DATASUS são mais de mil amputações de pênis ao ano! É um índice vergonhoso, ainda mais que para a prevenção basta água e sabão!
Será que os homens sabem o quanto são vulneráveis?
Nesse Dia dos Pais, gostaria de desejar aos homens que pensassem um pouco mais em sua saúde e na consequência que seria se ela lhe faltasse. Para cuidar bem da sua família, é preciso primeiro cuidar bem de si mesmo.
Gostou do conteúdo? Continue me acompanhando por aqui para mais novidades.
Você também encontra dicas em minhas redes sociais: Facebook | Instagram
Agenda sua consulta pelo whatsaap: clique para enviar mensagem para whatsapp/aguinaldonardi