Menu fechado

Extensão universitária que transforma: a experiência da USP em Monte Negro-RO

Recentemente, estive em Monte Negro, no interior de Rondônia, ao lado de alunos da USP, em mais uma edição do projeto de extensão da FOB / FMBRU / Fono. Localizada a cerca de 250 km de Porto Velho, a cidade recebeu no mês de janeiro equipes que, ao longo da missão, realizaram consultas e cirurgias, levando atendimento especializado a uma população que convive diariamente com grandes limitações de acesso à saúde.

Mais do que números ou procedimentos, esse projeto carrega um forte compromisso social. O impacto é evidente na vida dos pacientes atendidos, mas também (e talvez de forma ainda mais duradoura) na formação dos futuros médicos, cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos da USP Bauru. A extensão universitária cumpre aqui seu papel mais nobre: aproximar a universidade da realidade do país e formar profissionais mais humanos, conscientes e comprometidos.

O trabalho foi realizado de forma integrada e colaborativa entre diferentes áreas. Na pessoa da Profª Magali Caldana, deixo meu agradecimento a todos os professores envolvidos, que atuaram com dedicação, união e profundo senso de responsabilidade. Cada docente contribuiu dentro de sua especialidade, mostrando aos alunos a importância do trabalho em equipe na área da saúde.

Para os estudantes, foram 15 dias de intensa vivência no SUS, passando pelos diferentes níveis de atenção (primária, secundária e terciária) em um contexto onde as dificuldades são mais evidentes devido à carência da população. Essa imersão proporcionou reflexões fundamentais sobre os desafios do sistema de saúde, suas limitações e, principalmente, sobre a necessidade constante de aprimoramento. Além disso, os alunos puderam vivenciar na prática a relação médico-paciente, aprendendo como ela deve ser construída, conduzida e valorizada, compreendendo os benefícios que essa relação traz para ambos os lados.

Chegar à 48ª edição desse projeto de extensão é uma demonstração clara da força, da continuidade e da pujança da USP. Trata-se de uma iniciativa que reafirma o compromisso da universidade com a sociedade brasileira, promovendo cuidado, ensino de qualidade e formação ética, ao mesmo tempo em que transforma realidades.

Por fim, deixo meu sincero agradecimento a todos os envolvidos nesse projeto: professores, alunos, equipes locais e parceiros, que tornaram essa experiência possível. Vocês foram incríveis e tenho muito orgulho de fazer parte desse time! Parabenizo a USP Bauru pela seriedade, pela constância e pelo compromisso com uma formação acadêmica que vai além da sala de aula, impactando positivamente a sociedade e contribuindo para um futuro mais humano e mais justo.

Continue nos acompanhando por aqui para mais novidades.
E acompanhe minhas redes sociais: Facebook | Instagram

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *